CENÁRIO DAS NEGOCIAÇÕES DE DATA-BASE E O ACORDO COLETIVO DA NEXA
4 de novembro de 2024Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no primeiro semestre de 2020, o número de cláusulas referentes a reajustes salariais foi 28% inferior ao negociado no mesmo período de 2019, conforme registrado no Sistema Mediador do Ministério da Economia. A queda ocorreu em todas as datas-bases do semestre, mas especialmente em abril (41%) e maio (39%). Como não houve redução no número de registros de instrumentos coletivos no período, essa diminuição pode ser resultado de mudança no objeto das negociações coletivas, que passaram a focar questões relativas à pandemia da covid-19.
Muitos documentos analisados pelo DIEESE abordaram o tema da pandemia nas cláusulas contratuais. E diversos outros incluíram disposições que adiaram as negociações dos reajustes para o pós-pandemia.
Para os trabalhadores da NEXA, o cenário é bem mais confortável tendo em vista que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado em 2018 tem vigência de 02 anos, findando seus efeitos em 30/09/2021, ou seja, todas as cláusulas sociais estão garantidas até setembro daquele ano, não havendo que se falar em redução ou supressão de direitos. Além disso, a cláusula 1ª, letra “f” do ACT garante reajuste salarial pelo INPC, em 1º de outubro deste ano, a todos os empregados, aplicando-se o escalonamento previsto nas letras “a” e “b” da mesma cláusula.
À época certa o sindicato encaminhará proposta à empresa para aplicação de ganho real sobre os salários já corrigidos em 1º de outubro deste ano.
Nosso Acordo Coletivo encontra-se disponível em nosso site http://www.metalurgicosvazante.com.br/index.php , na aba Acordo Coletivo.
Edgard Nunes
Presidente do Sindicato.