Negociações ACT
Acordo de 2 anos garantiu reajutes automático dos salários na Nexa

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) celebrado em 2019, ente o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Vazante e a NEXA Recursos Minerais, unidade de Vazante, tem vigência de 02 anos e sua se vigência vai até 30 de setembro de 2021.

Todas as cláusulas sociais constates do Acordo Coletivo prevalecem até setembro/2021. Já as cláusulas econômicas devem ser reajustadas, em 1º de outubro deste ano, conforme o pactuado no inciso “f” da primeira cláusula do acordo.

Com a divulgação, pelo IBGE, do INPC acumulado de outubro/2019 a setembro/2020 em 3,89%, o reajuste salarial dos trabalhadores da NEXA, unidade de Vazante, se dará da seguinte forma:

• Salário de Ingresso a partir de 1º/OUT/2020passa para R$ 1.502,37;
  • Reajuste de 3,89% a partir de 1º de outubro/2020 para os salários de valor até R$ 6.500,00;
  • Reajuste no valor fixo de R$ 252,85 para os salários acima de R$ 6.500,00.

fotoEm reunião realizada neste dia 15 de outubro, entre sindicato e empresa, a direção da NEXA negou a solicitação do Sindicato para aplicação de um ganho real de 2% nos salários. A empresa, alegando dificuldades diante das medidas de enfrentamento aos efeitos da “Pandemia do Coronavírus.

O presidente do Sindicato, Edgard Nunes fala da importância de termos realizado o acordo com vigência de dois anos, que hoje assegurou o reajuste automático, situação que poderia ter nos levado à dificuldades de entendimento com a empresa, diante da alegação da empresa de que o acordo do ano passado foi bem discutido para vigência de dois anos.

Os salários já com o reajuste serão pagos no próximo dia 30.