“Sem medidas mais efetivas e eficazes do governo, a crise vai chegar ao Brasil”, alertam CUT e centrais
sem imagem No exato momento em que milhões de trabalhadores paralisavam as atividades em centenas de cidades da Espanha, Portugal e Grécia contra a política de “austericídio” fiscal – mescla de austeridade com genocídio -, as centrais sindicais brasileiras tomaram a frente do Consulado da Espanha em São Paulo, nesta quarta-feira (14), para repudiar o receituário neoliberal imposto pela troika (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia). Ao mesmo tempo, chamaram a atenção do governo federal para a necessidade de ampliar os investimentos sociais e fortalecer a indústria nacional, “a fim de criar as condições para enfrentar os impactos negativos da crise”. “Estamos dando um alerta ao governo brasileiro: se o Estado não tomar medidas mais efetivas e eficazes em defesa da indústria nacional, valorizando os salários e a distribuição de renda, a crise vai chegar ao Brasil”, alertou o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas. Se por um lado a manifestação expressou a solidariedade aos trabalhadores europeus, declarou Vagner, “por outro reafirmou a determinação da classe operária brasileira de seguir firme e unida em prol dos seus direitos”.