FGTS - Correção e Manipulação faz trabalhadores perder bilhões reais

Trabalhadores do Brasil perderam bilhões de reais, entre os anos de 1999 e 2012, com a manipulação da Taxa de Referência (TR), que aplicada na correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com base nessa constatação a centrais sindicais entraram, em maio de 2013, com uma ação na Justiça Federal de Brasília, pedindo a revisão do FGTS. A ação, que representa centenas de sindicatos com milhares de trabalhadores nas bases, reivindica perdas que chegam a 88,3%, devido à correção errada da TR.

Na ação, com pedido de liminar, as centrais argumentam que os trabalhadores perderam bilhões, naquele período, com a manipulação do cálculo dos juros do FGTS. Por exemplo, um trabalhador que tinha R$ 1.000 no ano de 1999, tem hoje com a correção errada da TR apenas R$ 1.340,47, sendo que os cálculos corretos indicam que a mesma conta deveria ter R$ 2.586,44. Isto é: uma diferença de R$ 1.245,97.

Desde 1999 o FGTS dos trabalhadores brasileiros está sendo corrigido de maneira errada. O confisco na correção chega a 88,3%. Só nos últimos dois anos, somam aproximadamente 11% de perda, na correção.

“Em 2000, a inflação foi de 5,27% e o governo aplicou 2,09% nas contas; em 2005, a inflação foi de 5,05% e aplicaram 2,83% nas contas; em 2009, a inflação foi de 4,11%, e as contas receberam só 0,7%. Desde setembro de 2012, a correção das contas tem sido de 0%”, alerta as entidades sindicais.

Os sindicalistas recomendam aos trabalhadores que procurem as entidades para aderir ao processo.

Vale lembrar que um processo semelhante aconteceu em 2001, quando os trabalhadores ganharam ações na Justiça sobre as correções erradas dos planos Collor e Verão, e o governo teve que abrir negociação e pagar as correções.