Votação secreta
EM DECISÃO DEMOCRÁTICA, CATEGORIA GARANTE O ABONO NO ACORDO

Em votação virtual, os trabalhadores aprovaram na última segunda-feira, 07, a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho da Lavra Subterrânea nos termos propostos após negociações entre a Nexa e o Sindicato.

A aprovação se deu por 52,17% dos trabalhadores, sendo que exerceram seu direito 322 dos 451 companheiros com direito de voto, uma presença de 71,40% do total. A proposta foi aprovada por 168 votos, com um número de 154 votos contrários.

O presidente do Sindicato, Edgard Nunes, ressalta “o nível de consciência dos trabalhadores, com uma participação interessada no processo de negociação, que permitiu inclusive a evolução da proposta da Nexa, apresentada anteriormente sem a presença do abono, e que foi rejeitada por franca maioria”. Edgard afirma que a mobilização dos trabalhadores foi determinante para fortalecer a posição do Sindicato na mesa de negociações com a Nexa e permitir o avanço até a proposta do abono, exigida nas consultas realizadas pelo Sindicato nas bases.

“Devemos lembrar o momento que vivemos de uma pandemia que vem provocando uma verdadeira tragédia em contratos coletivos pelo País afora, com redução de jornadas e de salários, além de cortes de direitos conquistados em acordos coletivos”, afirma Edgard. O presidente do Sindicato ressalta ainda que, “entre nós, conseguimos manter os benefícios conquistados pela categoria, mantendo o nível dos empregos, a irredutibilidade dos salários e princípios de respeito nas relações de trabalho, com total empenho para combatermos a pandemia de coronavirus sem sacrificar os nossos direitos”.

Por fim, o presidente da entidade reconhece a participação ativa dos trabalhadores no processo de decisão, respeitando a vontade da maioria e assegurando a unidade e princípio coletivo da categoria. “Mantivemos a política de abono para renovar o acordo e os trabalhadores devem perceber que a mobilização é vital para assegurarmos todos os nossos direitos”, conclui.