CUIDADOS PARA VIVERMOS
A ATIVIDADE ECONÔMICA NÃO ACONTECE COM TRABALHADORES MORTOS

A sociedade brasileira se mobiliza silenciosa e impiedosamente horrorizada para impedir um verdadeiro genocídio causado pelo coronavirus. O mundo experimenta o pânico de milhares de mortes e de infectados em todos os continentes, adotando medidas fortes de isolamento e de combate sistemático para ninguém se expor a fatores de risco e se transformarem em hospedeiros e disseminadores da doença.

Temos em nosso País a situação agravada pelas reformas, sobretudo trabalhista, que ampliou o número de trabalhadores sem carteira de trabalho e que vivem na informalidade, em atividades autônomas, sem benefícios como assistência à saúde, subsídio alimentar e outros. Esta multidão de trabalhadores experimentam duplamente as ameaças da doença pelo coronavirus e o desespero da decadência acelerada nas atividades econômicas.

Isto impõe a todos nós uma ação de proteção individual e de nossas famílias, mas também sermos humanamente solidários com as demais parcelas da sociedade, não apenas em cuidados para não contrairmos e disseminarmos o vírus, mas também para socorrer aqueles que não têm as mesmas oportunidades de empregos, reduzindo a própria condição de estarem também no isolamento protetivo.

SALVAR VIDAS É RESPONSABILIDADE DE TODOS

Queremos passar a todos os trabalhadores nossa confiança que irão se proteger conforme as prescrições médicas, da Organização Mundial de Saúde, órgão oficiais de saúde e orientações que recebemos em nossos locais de trabalho, para impedirmos a explosão de contaminação em toda a sociedade.

Neste informativo, reproduzimos as orientações e medidas tomadas pela Nexa, em discussões com o próprio sindicato, para buscarmos o entendimento de todos os trabalhadores da gravidade desta pandemia e para que todos se protejam adequadamente e às suas famílias.