INFORME – NEGOCIAÇÕES DA LAVRA SUBTERRÂNEA.

31.03.2014 - 15:42

No dia 30 de julho de 2013, através do ofício SMV – 023/2013, O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Vazante encaminhou à VOTORANTIM METAIS, com vistas à renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de dilatação de jornada, uma pauta de reivindicações dos trabalhadores da Lavra Subterrânea, com a pretensão de que as 02:00 (duas horas) excedentes da jornada de 06:00 (seis horas) diárias fossem remuneradas com um adicional de 60% (sessenta por cento).

Dado que em 03 de setembro de 2013, Sindicato e Empresa ainda não haviam chegado a uma proposta que possibilitasse a renovação do Acordo e que o mesmo havia expirado em 21/08/2013, o Sindicato, através do ofício SMV – 026/2013, considerando que o processo de negociação se encontrava ainda em curso, concordou em estender as garantias das cláusulas constantes do Acordo Expirado até 16/09/2013. Findo este prazo, a VOTORANTIM METAIS, alegando dificuldades operacionais, a negociação salarial da data-base em curso e considerando que não haveria prejuízo para os empregados da Lavra, vez que a empresa continuaria pagando os adicionais pactuados no antigo ACT, solicitou a prorrogação do Acordo até 28/02/2014, o que foi aceito pelo Sindicato.

Ocorre que até o presente momento, transcorridos já 31 (trinta e um) dias do término da prorrogação dos efeitos do Acordo, não foi possível ainda às partes retomarem as negociações, contudo, houve por parte da VOTORANTIM, uma sinalização de retomada das negociações ainda esta semana.